Domingo, 26 de Setembro de 2021

Matrias

Os Benefcios da Aveia


Um dos mais Importantes Alimentos Funcionais; um Gro que uma Verdadeira Beno...
"Para alimentar-se de forma saudvel tudo uma questo de hbito, assim como j o o hbito de alimentar-se mal..."
Os Benefcios da Aveia
So tantos os benefcios j comprovados do Nutriente, que fica difcil descrever todos em apenas uma matria.

Bastam 3 colheres por dia, ou meia xcara de ch, para controlar o colesterol e manter as taxas de acar no sangue sob medida. Ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores.

Ela o tpico ingrediente que est no topo da lista de qualquer repertrio dos Nutrlogos, ou dos especialistas em nutrio.

Foi um dos primeiros alimentos a receber o ttulo de funcional - alm de fornecer substncias essenciais ao organismo, ela capaz de prevenir certas doenas.

As Pesquisas e as Descobertas

Centro de ateno dos pesquisadores, todos querem descobrir o que ela tem de especial. verstil para o consumo, uma vez que pode ser misturada s saladas de frutas ou folhas, no preparo de massas para pes e biscoitos, nos mingaus e sucos, e outros.

Entre os seus nutrientes, um merece destaque singular. Trata-se de uma fibra mais que especial denominadaBetaglucana[1], que depois de fermentar no intestino grosso responsvel pela a criao de molculas que atuam no combate a microorganismos nocivos e tambm reduz o colesterol, dentre outros benefcios.

Um novo estudo da Universidade do estado de Iowa do Estados Unidos, realmente constatou a eficincia dessa fibra no combate aos microorganismos nocivos ao intestino e na reduo do colesterol, no s inibindo a produo dessa gordura, como tambm proporcionando a diminuio da obsoro desta pelo organismo, o que lhe rendeu o ttulo de amiga das artrias.

H estudos em andamento tambm sugerindo que o consumo regular do cereal serve para controle da presso arterial, talvez devido reduo do colesterol.

Os Benefcios Comprovados

Rica em fibras, a aveia um item obrigatrio de quem pretende conservar os nveis de acar no sangue sob controle. Isso mesmo, o cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormnio que leva os compostos aucarados para dentro das clulas. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberao de insulina.

No a toa que o cereal j um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2, uma vez que suas fibras diminuem os picos de glicemia. Como ela prolonga o efeito de saciedade, o organismo entende que no mais precisa liberar glicose, o que ocorreria caso a pessoa ainda no se sentisse plenamente saciada, ou seja, com fome.

Dicas simples para consumo

A recomendao dos nutrlogos consumir, no mnimo, trs colheres de sopa de farelo de aveia por dia, algo equivalente a meia xcara de ch.

Vale polvilh-lo sobre a salada de frutas ou de folhas, ou us-lo no preparo de uma massa para bolos, pes ou biscoitos.

Se preferir,invista em quatro colheres de sopa da farinha obtida do cereal.


Mas os benefcios da aveia vo alm de frear a obesidade e a Diabete. As poderosas Betaglucanas contidas nela proporcionam um extraordinrio papel em nosso sistema imune. Pesquisadores constataram que esse tipo de fibra intensifica a ao das foras imunolgicas, diminuindo a chance de sucesso das infeces. Elas ainda modulam as clulas de defesa que esto envolvidas nos processos inflamatrios. Isso quer dizer que esse nutriente ajuda a impedir inflamaes recorrentes - cenrio ideal para o desenvolvimento de diversas doenas.
O excesso de insulina tambm favorece criao de depsitos de gordura corporal. Uma poro de mamo ou banana salpicada de aveia pela manh vai impedir que a fome chegue rpido e, o principal, que o indivduo se exceda no almoo.

No cereal tambm encontramos vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de eliminar os radicais livres que danificam nossas clulas.

Apresentao do Cereal para o Consumo

Conhea a 3 principais verses para consumo e as caractersticas de cada uma.

  • Flocos:Trata-se do gro prensado integralmente - um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A verso de flocos finos - quando eles so submetidos moagem - tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.
  • Farelo:Esse tipo provm da camada externa do gro e, por isso, conta com a maior concentrao de fibras Betaglucanas - so 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato j pronto, sucos, ou ser misturado massa de pes, bolos, biscoitos e outros.
  • Farinha:Costuma ser obtida da parte interna do gro e, assim, perde na poro de fibras para o farelo e o floco. empregada principalmente nas receitas de pes, panquecas e bolos, e devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudvel farinha de trigo,apesar do alto teor de Glten de ambos.

E o Que a Aveia Tem?

Conhea os ingredientes que tornam esse cereal to nutritivo.

  • Fibras:A aveia contm duas verses da substncia: as insolveis, que do consistncia ao bolo fecal, e as solveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas:Ela reduto de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a sade mental e a energia do corpo. Alm disso, tem vitamina E, cuja ao antioxidante previne estrago s clulas causados pelos radicais livres.
  • Minerais:Ali vamos encontrar o Zinco, que tambm acaba com as colnias de radicais livres. Ainda temos silcio, um mineral importante na produo de colgeno, aquela substncia responsvel pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos comeam a perder. Ele tambm fortalece unhas e cabelo.
    Outros: Selnio, Ferro, Magnsio, Frforo e Cobre.

  • Protenas: um dos gros com maior valor protico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funes do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distncia.

Ainda tem mais

Os benefcios da aveia parecem no ter fim. Ela ainda uma forte aliada na preveno de tumores. Esse potencial vem justamente das hericas fibras, que atuam na linha de frente na defesa do intestino."Elas so importantes para eliminar compostos cancergenos formados pelo nosso prprio organismo durante o processo de digesto das gorduras. Por se ligarem a essas substncias, conseguem anular seus efeitos.", justificam os especialistas.

Os Possveis efeitos colaterais so mnimos

Como o farelo da aveia causa saciedade, para os gulosos pode ser um tiro no p.

Pode aumentar o volume da evacuao e provocar gases intestinais.

Casos raros de Dermatite de Contato (Coceira na pele em contato com o farelo) foram relatados em pessoas mais sensveis.

AVISO:Celacosdevero evitar o consumo pois o grocontm Glten.

Como o nutriente d volume ao bolo fecal, o que facilita sua expulso, ficam pouco tempo em contato com o rgo, o que reduz a chance de causarem leses.

Mas isso no tudo. Os cientistas j sabem da sua ao anticncer, graas aos efeitos daBetaglucana. Experimentos realizados em vrios pases, Brasil inclusive, comprovam sua ao protetora do nosso material gentico.

Age como um protetor do DNA. Isso diminui o risco de um gene sofrer mutao e, modificado, lanar suas sementes para a germinao de tumores.

Concluso:O que voc est esperando para adicionar imediatamente em sua dieta regular a ingesto de aveia?

Mas, aqui vale uma ressalva:A Aveia rica emGlten, desse modo, alrgicos ou intolerantes a esse tipo de agregado nutricional, devero evitar o consumo do gro.


Hora Certa

Para ouvir desligar o player principal e ligar esse
Baixe nosso Aplicativo
Notcias Atualizadas

Top Msica
1
REM Everybody Hurt
REM
2
YOU NEEDED ME
Anne Murray
3
I started a Joke
Bee Gees
4
And I Love You So
Elvis Presley
5
Live To Tell
Madonna





Nenhuma pedido cadastrado












Copyright (c) 2021 - Flash Back Fm HD - Todos os direitos reservados